imagemnoticia
04 Fev 2022 | HRS

Rede Facesp vai oferecer crédito orientado às MPEs


A rede de Associações Comerciais terá acesso a um programa de oferta de crédito orientado às micro e pequenas empresas. O “Programa de Crédito Orienta” será realizado por meio de uma parceria entre a ACCredito - instituição financeira 100% digital, parceira da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) - e o Sebrae-SP. 

O anúncio do novo projeto foi feito na tarde desta quinta-feira (03/02) pelo presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, durante a cerimônia que formalizou o convênio de cooperação técnica em apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo, assinado pela Facesp, Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Sebrae-SP e ACCredito. 

Diversas autoridades participaram da reunião, realizada no edifício-sede da ACSP, entre elas: ministro da Economia, Paulo Guedes; assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos; presidente nacional do Sebrae; Carlos Melles; presidente do Sebrae-SP, Tirso de Salles Meirelles, acompanhado de toda diretoria da entidade em São Paulo; diretor-presidente da ACCredito, Milton Luiz de Melo Santos; além de Cotait. 

Vice-presidentes regionais da Facesp e presidentes das Associações Comerciais acompanharam o evento de forma on-line. 

O primeiro projeto piloto do programa de oferta de crédito orientado, via rede Facesp, será realizado na Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF). Em Franca, o lançamento será em 14 de fevereiro. 

Por meio da Associação Comercial e da ACCredito, o empreendedor terá acesso rápido e com menos burocracia ao crédito. O Sebrae-SP, por sua vez, dará toda orientação e a capacitação necessária para que os recursos obtidos nessas operações de crédito, sejam aplicados e administrados de forma assertiva e inovadora. 

A expectativa é capacitar mais de 3 mil MEIs e micro e pequenas empresas e liberar R$ 40 milhões em crédito.

 

CRÉDITO 

“O que falta para o Brasil crescer e se recuperar é uma oferta real de crédito para o pequeno empreendedor”, afirmou Cotait. “Esta parceria que formalizamos aqui hoje fará com que o crédito chegue à base da economia, aquela que gera emprego e renda. É o crédito para o pequeno que fará com que o nosso país tenha uma recuperação exponencial”, disse o presidente da Facesp. 

“Durante a pandemia nós apoiamos os pequenos com linhas de crédito e criamos 3,5 milhões de empregos em dois anos. Não me resta dúvidas de que o Brasil teve um desempenho extraordinário. Parabéns a todos por esta iniciativa”, reforçou o ministro Guedes. 

Afif Domingos destacou que o crédito sempre foi o grande problema para que o livre empreendedorismo pudesse prosperar. “Hoje é um momento histórico, porque juntamos um governo que criou a concorrência bancária, uma instituição financeira 100% digital, como a ACCredito, o Sebrae, com a assistência com o pré e o pós-crédito, e uma rede associativista para levar este recurso até a ponta”, disse. “Sem democracia econômica, a democracia política não existe”, finalizou. 

“A falta de crédito sempre foi um sério problema para as MPEs, mas, mesmo com todas as dificuldades, de cada 10 empregos, oito são oriundos das MPEs”, ponderou o presidente do Sebrae nacional.  

“Estamos muito felizes em ter a oportunidade de participar de um programa tão importante”, disse o vice-presidente da Facesp em Franca, João Cheade. “Tenho certeza que o que começamos aqui hoje, será estendido para todo o estado e, consequentemente, para todo o Brasil”, afirmou. 

“Na ACCredito temos acompanhado muito de perto o dia a dia dos empreendedores e as suas principais dificuldades para obtenção do crédito.  Recursos existem, mas o acesso sempre foi um empecilho cruel para as micro e pequenas empresas. Esta união que formalizamos hoje é um passo importante para a evolução do sistema de crédito no Brasil”, finalizou o diretor-presidente da ACCredito.


Galeria de fotos

Voltar